Seja bem-vindo(a), Faça login

Disco de freio

Na Agaesse Peças Automotivas você encontra os discos dos mais diversos tipos e modelos de carros presente no mercado nacional e de importados onde a qualidade e segurança fazem com que o cliente tenha a melhor experiência na hora de comprar e trocar seu disco de freio.

Com uma grande diversidade de discos de freios, é difícil você não encontrar a peça certa para seu carro, seja ele de grandes montadoras como Fiat, Chevrolet, Volkswagen, Ford, Renault, Peugeot, Citroen, ou outras marca presentes no mercado.

O que é disco de freio?

 

O processo de frenagem provoca calor. Diante disso, o sistema de freios do veículo tem a função de transformar a energia cinética em energia térmica. Os responsáveis por esse procedimento são os discos e pastilhas de freio e dos tambores.

 

Existem quatro tipos de discos de freio: o sólido, ventilado, perfurado e ranhurado.

 

Disco de freio sólido:

O mais barato que os demais, porém possui menos eficiência diante a situações de frenagem máxima, é comum ser identificado no eixo traseiro de carros maiores e nos eixos dianteiros de carros compactos 1.0

Disco de freio ventilado:

Composto por dois discos sólidos espaçados com perfis em forma de hélices. Devido ao carro em movimento, essas hélices internas atuam a exaustão do disco, resfriando-o.

Disco de freio perfurado:

Em seu meio estão localizadas as hélices que auxiliam a refrigeração. Os furos na face do disco auxiliam na expulsão de gases provenientes na frenagem entretanto eles fazem o disco resfriar mais rápido.

Disco de freio ranhurado:

E basicamente ventilado com rasgos que assume a mesma função do disco perfurado. Mas, ele pode prejudicar a pastilha mais rápido sendo menos eficaz que o disco ventilado.

 

 

Quando devo trocar os discos de freio?

 

É muito importante que as manuntenções sejam feitas para garantir o funcionamento em excelentes condições. O recomedado é realizar a revisão assim que notar algum sinal de mau funcionamento, barulhos ou problemas de frear o veículo, também é recomendado a revisão a cada 5 mil quilômetros.

 

Eu mesmo posso fazer a troca dos discos de freio?

Por fazer parte de sistemas complexos, não é recomendado que você mesmo troque suas pastilhas, a não ser que você já tenha conhecimento sobre o funcionamento e manutenção do veículo. Leve seu carro até um mecânico de confiança, e cobre deve o máximo de atenção na troca de suas peças. Sejam  peças brutas ou não, é essencial o cuidado na troca para que não haja danos que comprometam o funcionamento correto do veículo. 

Faça como dezenas de mecânicos e compre na Agaesse Peças automotivas. Acesse nossas redes sociais e entre em contato conosco para tirar as suas dúvidas. Tenha acesso ao nosso estoque com mais de 12000 mil itens de diversos modelos de carros presente no mercado. Não fique na dúvida.